quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Nascimento de Jesus



 O nascimento do Menino Jesus está por dias.

Os presépios tradicionais ou menos tradicionais estão já expostos nas casas de todos os cristãos, no entanto, a azáfama desenfreada da compra de lembranças impostas pelo senhor de barbas brancas e roupa vermelha gaseificada com soda, sobrepõe-se sobre Aquele que veio ao mundo, para dar a Sua vida por nós.

Olhemos mais para Maria e José e meditemos no que naquele momento terão sentido ao contemplarem Deus feito Homem. Ponhamo-nos no lugar dos humildes e pobres pastores que foram adora-Lo. Contemplemo-lo e adoremo-lo, como os Reis magos e porque não, coloquemo-nos no lugar do jumento e do boi que ali também estavam, segundo uma interpretação dada à passagem bíblica de Isaías 1,3[1], representando não só a humanidade de então formada por judeus e gentios como também a nossa ignorância face aos mistérios de Deus.

Os presépios tradicionais ou menos tradicionais, mais do que expostos nas casas de todos os cristãos, sejam o centro da atenção de cada um de nós e sejam a pedra angular da nossa esperança da Vida Eterna. Em silêncio e oração aguardemos com fé e confiança o Seu regresso, porque o menino Jesus nascerá dentro de poucas horas.

Paulo Roldão
(um irmão romeiro, como os demais)


[1]             O boi conhece o seu dono, e o jumento, o estábulo do seu senhor




Sem comentários: