terça-feira, 28 de maio de 2013

Dois Caminhos



Este é um local que me faz pensar duas vezes, não só nas decisões que tenho que tomar no dia-a-dia, como principalmente na minha maneira de ser e estar nesta sociedade, que cada vez mais nos seduz a não segui-lO e a levar uma vida menos Cristã.

No 4º dia de romaria, sinto que temos um dia especial, um dia de encontro com Ele, não só no silêncio que se faz sentir nos caminhos que percorremos, mas também nas obras que Deus criou para nós e as quais vamos vendo, sentindo e ouvindo neste dia. Um dia em que O sentimos talvez mais que nos anteriores, mas este é o meu ponto de vista particular.

Já ao fim do dia, quando nos dirigimos para a Vila de São Sebastião, chegamos a esta bifurcação e é ela que me faz pensar duas vezes. Devo seguir em frente e cortar caminho ou virar à esquerda e seguir o caminho correto?

Sabemos que se seguirmos em frente, o percurso é melhor, mais largo, mas também mais curto para chegarmos ao fim da romaria. Também sabemos que se virarmos à esquerda, o percurso é um pouco mais sinuoso, com mais alguns percalços aqui e ali e mais demorado para o fim da romaria e, por vezes somos tentados a seguir em frente, independentemente daquilo que perdemos se virássemos à esquerda. Indo em frente, o facilitismo toma conta de nós, seja através de uma boleia que nos possam dar para mais rapidamente e comodamente chegarmos ao fim ou seja através da visão curta que teremos. Já virando à esquerda, podemos apreciar em toda a sua plenitude, o obra criada por Deus, sejam os animais, as plantas ou até as nuvens no céu. Andamos mais, cansamo-nos mais, mas também rezamos muito mais…e tanta falta que faz para este mundo e para esta sociedade todas as orações que são feitas com fé, especialmente às famílias que Deus uniu.

Quando passo neste local, a tentação de seguir em frente é grande mas, com a ajuda da Sua e Nossa Mãe Maria Santíssima, viro à esquerda, com todas as adversidades inerentes, mas nunca ninguém disse que segui-lO seria fácil.

É tu, que caminho tomarias?
Paulo Roldão
(um irmão romeiro, como os demais)

2 comentários:

Bruna Aguiar Melo disse...

Linda reflexão.
Realmente em tudo o que fazemos hoje em dia, vemos como o facilitismo tende a tomar contar de tudo.
Mas um caminho com desafios é sempre mais proveitoso.
São os desafios do caminho que nos ensinam a vida.

A Capela disse...

Ainda estou a pensar especada ali bem no meio (ih ih)

mas acho que esta frase que retirei do texto me faria decidir mais rápido:

"Andamos mais, cansamo-nos mais, mas também rezamos muito mais…"

;)

Abraço em Cristo e Maria.