terça-feira, 4 de maio de 2010

O Lenço e a sua FORÇA

"A quadra Pascal passada, levou-me aos Estados Unidos da América do Norte mais precisamente ao Estado da Califórnia, em visita à família que lá se encontra desde 1972. Minha mãe, anciã de 80 anos de idade foi a razão que pesou mais nesta grande viagem para o outro lado do mundo pois, devido à sua idade avançada já tem um rol de inquietações nomeadamente no campo oftalmológico.
Ela vem sofrendo de alguns tempos a esta parte de CATARATAS, patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários factores, como traumatismos, idade, diabetes e se não for tratado a tempo pode conduzir à cegueira daí que acerca de alguns meses foi submetida a intervenção cirúrgica para debelar o problema.
Não só não debelou o problema como surgiu uma nova patologia denominada de GLAUCOMA que se designa genericamente por uma reacção que afecta o nervo óptico e envolve a perda de células da retina num padrão característico de neuropatia óptica. A pressão ocular elevada é um factor de risco significativo que pode conduzir também à cegueira se não for tratado atempadamente.
Quando lá cheguei, fui encontra-la em exames médicos e análises preventivas devido à sua idade avançada e no dia do meu regresso aos Açores, ela deu entrada numa unidade hospitalar local para se submeter à dita cirurgia para irradiar a Glaucoma.
Esta segunda intervenção não correu também como era vontade de todos porque passado um curto espaço de tempo indo ao médico especialista para medição da tensão esta se encontrava a níveis exageradamente altos 37/40 quando se esperavam valores próximos de 18/24. Os próprios especialistas estavam admirados com os resultados pois nada fazia prever um desfecho daqueles.
Bem qual a solução? Mais uma intervenção cirúrgica, agora, realizada com outras técnicas que incluíam anestesia geral e tudo o que isso implica.
Poderão os Irmãos questionarem-se do que terão os Romeiros ou as Romarias a ver com todo esse desenvolvimento? Pois tem e muito.
Quando lá cheguei ofereci-lhe o lenço que utilizei na nossa última Romaria, explicando-lhe o seu significado e o que representava para nós etc., etc. Disse-lhe que quando se sentisse em apuros em alguma circunstância o colocasse sobre os ombros (uma ideia que me ocorreu).
Foi o que ela fez quando soube por meus irmãos que o próximo caminho, eram mais hospitais, doutores, cirurgias anestesias e muitas arrelias. Mal soube dessa notícia inquietante colocou o lenço sobre os ombros como lhe havia ensinado, e com muita fé pediu ao Senhor que tudo pode que se fosse possível “lhe afastasse aquele cálice” sublinhou inclusive, que nos 3 dias que antecederam a ida ao especialista para exames e mais exames chegou ao ponto de dormir com o lenço, porque depois das orações se sentia, tranquila e com uma grande paz.
Sabem meus irmãos o que aconteceu? O que estão a pensar…
Numa ida ao médico para mais exames toda a gente ficou estupefacta com o resultado dos exames pois os valores haviam baixado para os valores normais e que já não era necessário hospitalização nem cirurgia que podia ir para casa para o seu sossego que é o que merecia e estava precisando.
Para os incrédulos poderão concluir que se tratou de uma coincidência…
Para outros concluirão que se tratou de uma recuperação normal após a sua última intervenção.
E para nós homens de Jesus e da estrada que diremos? Que aquele lenço que significa a coroa de espinhos que o Senhor transportou por nós naquele dia de glória deu uma mãozinha a minha mãe e eu estou muito agradecido.
Esta história verídica testemunhada por mim será porventura objecto de alguma reflexão no futuro mas numa análise breve posso e devo concluir que os Romeiros e as Romarias são uma coisa muito séria."

Artigo da autoria de João Dinis

1 comentário:

Paulo disse...

Mais um excelente artigo do nosso irmão Dinis. Na verdade, a fé move montanhas, basta que a nossa fé seja do tamanho de um grão de mostarda apenas.