sexta-feira, 9 de abril de 2010

O 4º Dia da Romaria

Imagem publica retirada daqui


"São João da Cruz insigne Santo de grande misticismo afirmou em certa ocasião o seguinte:



“Fecha os olhos e verás
Faz silêncio e escutarás”




"A mente é uma massa confusa em que é difícil distinguir o que é pensamento do que é emoção, tudo está misturado: Recordações, imagens, projectos, pressentimentos, ressentimentos, pensamentos, critérios, aspirações, obsessões, ansiedades, etc., tudo está numa confusa mistura. Nesse mar turbulento e agitado é difícil “estar” com o Senhor.
Em boa hora se incluiu mais um dia à nossa Romaria indo para o interior da Ilha.
Assim no silêncio e equilíbrio da paisagem campestre podemos na fé e no amor “estar” com o Senhor Deus.
Bem haja o nosso Irmão Mestre que de tal se lembrou e pôs em prática.

Participamos na Romaria porque não podemos viver sem Deus e a Romaria é uma busca com os Irmãos do rosto do Senhor que cada um a seu modo o faz.
Também nos impulsiona aquele ardente anseio, inúmeras vezes expresso pelos homens de todos os tempos de Deus e que se manifesta com aquele grito “Mostra-me o Teu Rosto”. Rosto de Deus é uma expressão Bíblica que significa a presença viva do Senhor e, essa presença faz-se mais palpável, na fé e no amor quando a intimidade se torna mais profunda e intensa e nada mais adequado que o 4 dia.

O Mestre dos mestres, Jesus disse: “entra em teu quarto” . Entrar num quarto é tarefa fácil, porém que fazemos se o mundo turbulento e agitado vem connosco? Esse quarto de que fala Jesus é preciso entendê-lo em sentido figurado; é aquela última solidão do ser.
Diz Jesus ainda “fecha as portas e as janelas”. Fechar estas portas e aquelas janelas é tarefa fácil, porém o que fazer com todas as inquietações que nos apoquentam e acompanham no dia-a-dia, nada melhor que o 4 dia para serenar a mente e encontrar paz no coração.
Acho que a maioria dos Irmãos não chega a experiências profundas com Deus por não estar aberto a um trabalho de despojamento que se encontra no silêncio daquele dia.
Mas o Senhor que é paciente e compassivo dá-nos mais uma oportunidade para o próximo ano na V Romaria."
Artigo escrito pelo irmão João Dinis

1 comentário:

Paulo disse...

Um excelente artigo que espelha o que todos nós sentimos sobre este dia em especial. Para além disso, também é uma lufada de ar fresco no blog Continua irmão e mais alguns deixem algumas linhas (poucas que sejam) dos seus pensamentos sobre a Romaria.