quinta-feira, 25 de março de 2010

Domingo de Ramos e Jovens no Raminho

"Com a “procissão de ramos”, em muitas das paróquias, a lembrar-nos a “entrada triunfal do Senhor em Jerusalém, aclamado com hossanas e recebido em festa” e a narração da Paixão e Morte, na mesma Jerusalém, dá-se início à Semana Santa, em todo o mundo cristão.

Cada comunidade prepara-se, assim, para uma das mais expressivas manifestações públicas de Fé, cerceadas em aproximadamente setenta por cento da população mundial, que reside em áreas nas quais há limitações severas à liberdade religiosa. “Apenas cinquenta e três governos respeitam plenamente esse direito” (Centro de Pesquisa Pew dos Estados Unidos).
No Domingo de Ramos deste ano de 2010, celebra-se o vigésimo quinto aniversário da instituição da Jornada Mundial da Juventude, criada pelo Papa João Paulo II, “como encontro anual de jovens crentes do mundo inteiro. Esta XXV Jornada é uma etapa a preparar o próximo Encontro Mundial de Jovens que terá lugar, em Agosto de 2011, em Madrid, Espanha.
Uma vez que a nossa Diocese de Angra se estende por nove Ilhas, muitas delas a sofrerem uma desertificação acentuada e onde os jovens não abundam, cada Ilha, a seu modo tenta ter presente a Mensagem que o Santo Padre dirige a todos: “Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (Marcos 10, 17)
Dada a dispersão da nossa Diocese de Angra, pelas nove ilhas dos Açores, alguns delas com uma desertificação acentuada, pela ausência de gente nova, cada Ilha é convidada a celebrar, a seu modo, esta Jornada do Dia Mundial da Juventude.
Nesta Ilha Terceira de Jesus a celebração decorre na Paróquia de São Francisco Xavier do Raminho, onde os jovens de toda a ilha, são convidados a tomar parte activa na Procissão de Ramos, às 11h15, com a celebração da Eucaristia às 12h00, presidida pelo Bispo de Angra, Dom António e pelas 15h00, actividades culturais na Sociedade do Raminho.
Neste Ano Sacerdotal, na sua Mensagem para este Dia, o Papa Bento XVI, “convida-vos a conhecer a vida dos santos, em particular a dos santos sacerdotes. Vereis que Deus os guiou, tendo encontrado o seu caminho dia após dia precisamente na fé, na esperança e no amor. Cristo chama cada um de vós a comprometer-se com Ele e a assumir as próprias responsabilidades para construir a civilização do Amor. Se seguirdes a sua Palavra, também o vosso caminho se iluminará e vos conduzirá rumo a metas elevadas, que dão alegria e sentido pleno à vida”."
Artigo publicado no Jornal "A União" de hoje da autoria do Padre Dolores.

Sem comentários: